Ranking nacional de saneamento básico aponta avanços nos serviços de Saneamento em Mauá

Ranking nacional de saneamento básico aponta avanços nos serviços de Saneamento em Mauá

Análise aponta Mauá (SP) na categoria rumo à Universalização com avanços nos indicadores de coleta e tratamento de esgoto

São Paulo, junho de 2020 – Importante referência no setor de saneamento básico, o Ranking Abes da Universalização do Saneamento apresenta sua quarta edição e destaca a evolução dos serviços prestados pela BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país. Em Mauá (SP) a concessionária é responsável pelos serviços de esgotamento sanitário.
A edição de 2020 do estudo analisou municípios de grande porte, acima de 100 mil habitantes e por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, aponta a proximidade dos municípios com a universalização do saneamento básico.
Foram avaliados 1.857 municípios brasileiros e, a partir dos dados, as cidades foram organizadas em quatro categorias: “rumo à universalização” (489 a 500 pontos), “compromisso com a universalização” (450 a 488 pontos), “empenho para a universalização” (200 a 449 pontos) e “primeiros passos para a universalização” (abaixo de 200 pontos).
Na categoria “rumo à universalização”, Mauá (SP), se destaca como uma das cidades que mais avançou nos últimos anos, com o melhor índice da Região Metropolitana de São Paulo. Neste ano, Mauá aparece com um indicador de que 100% do esgoto coletado pela concessionária é tratado, alcançando a pontuação total de 491,19. Na última edição do estudo o indicador de esgoto tratado era de 90,56% e a cidade foi classificada em uma categoria anterior, “compromisso com a universalização”, com a
pontuação de 484,85.

Metodologia
Divididos em municípios de grande porte (acima de 100 mil habitantes) e de pequeno e médio porte (abaixo de 100 mil habitantes), a análise abrange 1.857 municípios brasileiros, o que representa cerca de 70% de toda a população e mais de 33% dos municípios que forneceram dados ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), indicador utilizado pelo Ministério das Cidades, com o ano de 2018 como referência.
Além de analisar indicadores de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos, o estudo relacionou os dados do saneamento à saúde e faz uma correlação entre a pontuação total alcançada pelos municípios e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.

Sobre a BRK Ambiental

A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país. A companhia está presente em 185 municípios brasileiros, beneficiando a vida de mais de 15 milhões de pessoas. Parte integrante da Brookfield, empresa canadense que chegou ao Brasil em 1899 e investe e administra ativos em mais de 30 países, a BRK Ambiental ainda tem o FI FGTS como parceiro e reforça a tradição de seus sócios em contribuir com o desenvolvimento econômico e social, investindo num setor importante para o futuro do país e a qualidade de vida de milhões de brasileiros.